O Tai Chi C'huan ou Tai Ji Quan (太极拳) é uma arte chinesa que faz parte das chamadas Artes Marciais - Wu Shu (武术). No Ocidente, essas artes são popularmente conhecidas como Kung Fu ou Gong Fu (功夫).
Em relação ao Tai Chi C'huan, embora no Brasil e no Ocidente em geral seja muito mais tratado como uma terapia, é também um eficiente método de auto-defesa.
Mas, sem dúvida alguma, o Tai Chi C'huan é um excelente exercício de profilaxia, onde trabalha-se o fortalecimento, principalmente, dos órgãos internos proporcionando, assim, uma saúde mais resistente.
Vale, também, ressaltar o contexto espiritual dessa maravilhosa arte! Através dos riquíssimos ensinamentos taoístas, onde encontramos os conceitos de Yin e Yang (阴阳) e do complexo "não agir", em chinês: Wuwei (无为), o "Tai Chi" é temperado por uma espiritualidade que faz com que muitos a considerem como a "arte marcial dos deuses".
O "Tai Chi" é uma das formas de encontrarmos a via espiritual ou Tao = Dao (道) que o Mestre Lao Tse (老子) tanto falou em seus ensinamentos registrados no "Tao Te Ching" (道德经).
Sua criação é atribuída a um lendário monge taoísta chamado Zhang San Feng (张三丰) que teria vivido em um templo no monte Wudang, província de Hubei. (武当山 - 湖北省).
Fato é que o Tai Chi C'huan é um dos muitos legados que a China, com sua beleza e sapiência poéticas compartilhou com o mundo!
O Tai Chi C'huan nos auxilia na busca e compreensão das Dez Mil Coisas do Universo (天下万物).