quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O BUDA GORDO






Uma das dúvidas mais intrigantes com relação ao Budismo é: Se o Budismo cultua o auto-controle, por que o Buda era gordo?
Na realidade, aquele a quem conhecemos por Buda (Siddharta Gautama) não foi gordo, pelo menos, não há nenhum indício que nos leve a supor que ele tivesse sido uma pessoa obesa.
Qual seria, então, a origem das imagens de Buda gordo?
A origem da imagem de Buda gordo tem várias versões, porém, uma das mais conhecidas e aceitas é a que teve sua origem na China, durante a Dinastia Sung (960-1275).
No Japão, o chamado Buda gordo seria a representação de Hotei, um dos sete deuses da sorte e segundo a lenda, seu abdômen avantajado seria, não um símbolo da gula, mas sim, uma símbolo da satisfação.

A título de curiosidade, os deuses da sorte são:

Beten (única mulher) - amabilidade;
Bishamon - deus guardião;
Daikoku - prosperidade;
Ebisu - sinceridade;
Fukurokuju - felicidade;
Hotei - generosidade;
Jurojin - longevidade e sabedoria.

Vale observar que na China há uma expressão idiomática que refere-se a alguém muito paciente e tolerante como "aquele de estômago grande". Sabendo que o Budismo, entre outras coisas, cultua a paz interior e a tolerância com tudo e com todos, é possível que essa expressão tenha sido tomada ao pé da letra influenciando na representação de Buda.






















































Nenhum comentário: